segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Por dentro da concorrência

Entre escrever um ensaio mais encorpado, voar, trabalhar, ganhar dinheiro, cuidar de filhos, brigar contra a empresa de ônibus que "levou" metade do meu carro numa batida e por ai afora, leio "Boeing versus Airbus". O outro livro que estou lendo é Cavalo de Tróia - Jerusalém, de JJ Benitez - que eu recomendo para qualquer um que, como eu, tem amor profundo e definido com Jesus Cristo. "Boeing versus Airbus" é escrito por John Newhouse, que também escreveu "The Sporty Game" (esse eu não li). Ele conta, por dentro, a história da maior competição internacionalde negócios, fala da imensa rivalidade e as altas apostas entre os dois maiores fabricantes de aviões do mundo companhias capazes de apostar a empresa em um só avião.

Newhouse tomou o cuidado, cronologicamente, de relatar cada mudança no jogo de xadrez, que é esse mercado. Ele também examina as questões críticas que a Boeing enfrentou nos anos recentes, incluindo sua difícil fusão com a McDonnell Douglas, sua contro-vertida mudança de Seattle para Chicago e uma série de escândalos corporativos que foram publicados na primeira página de vários jornais do mundo.

Newhouse analisa ainda os problemas que abalam a Airbus, que vinha ascendendo com uma estrutura voltada para satisfazer o foco estreito dos acionistas europeus, e explora os problemas que as duas empresas enfrentam no momento: a competição potencial e o desafio de atender ao crescente mercado asiático e a necessidade de corrigir anos de má administração.

Nenhum comentário: